Centro de Comunicação dos Oceanos

Ciclos de palestras LiveStream a abordar os mais diversos temas relacionados com os Oceanos, interligando os países de Língua Portuguesa e tornando Portugal num polo de partilha de informação atualizada sobre os Oceanos. Curadora - Nysse Arruda

Centro de Comunicação dos Oceanos-CCOceanos em associação com a Câmara Municipal da Nazaré

2ª palestra CCOceanos-Nazaré

9 Novembro– Forte de S.Miguel Arcanjo, Nazaré -18:00-19:30 

Tema: Pesca, as muitas questões sobre uma tradição secular

Livestream aqui!

Dra. Carla Maurício

Sr. Joaquim Zarro

Sessão em LiveStream remoto

Meados de Abril (data a anunciar)

Apoio Fundação Vodafone

Museu Nacional de História Natural e da Ciência 

Sr. Joaquim Piló

Rodrigo Koxa

 

O Centro de Comunicação dos Oceanos-CCOceanos, com o apoio da UNESCO-COI, irá realizar no dia 16 de Abril, às 18:00 h., a 1.ª Palestra CCOceanos:Ocean Decade, primeiro evento de uma série especial de palestras CCOceanos em 2020 reunindo oradores portugueses e dos demais países de Língua Portuguesa, exclusivamente via LiveStream. Esta série especial de palestras terá uma ampla divulgação internacional nas plataformas digitais da UNESCO-COI e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e de importantes entidades a nível nacional (Instituto do Mar e da Atmosfera, IPMA, Casa da América Latina, UCCLA-União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, Centro Nacional de Cultura, CNC) e também no Brasil: Onda Verde, Liga das Mulheres pelos Oceanos e Acqua Mater.

1.ª Palestra CCOceanos 2020

1.ª Palestra CCOceanos:Ocean Decade

16 de Abril 2020, às 18:00 h., sessão em LiveStream remoto, com apoio da UNESCO-COI, Fundação Vodafone e Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa

Tema: The Ocean Decade  - Ciência & Inovação -  Desafios Globais - Data & Tecnologia para Sustentabilidade

Livestream aqui.

 

O Projeto

Centro de Comunicação dos Oceanos em Lisboa 

Nysse Arruda 

Jornalista e curadora 

 

Apresentação do inédito conceito 

Considerando o importantíssimo papel que os Oceanos representam no quadro do clima e ambiente no planeta, ressaltando a crescente preocupação mundial em relação à poluição marinha e lembrando o grau de desconhecimento pelo público em geral ainda existente acerca dos Oceanos, a jornalista náutica Nysse Arruda apresenta o Centro de Comunicação dos Oceanos, uma iniciativa cujo objetivo é divulgar e partilhar informação atualizada sobre os mais variados temas relacionados com os Oceanos, interligando via LiveStream os países de Língua Portuguesa. 

 

O Centro de Comunicação dos Oceanos está sediado em Lisboa, tornando assim a capital portuguesa num polo de informação atualizada acerca dos Oceanos. 

 

O projeto pretende unir os públicos dos países de Língua Portuguesa, de forma virtual (via LiveStream e redes sociais), e as diversas comunidades de Língua Portuguesa espalhadas pelo mundo, através da realização de ciclos trimestrais de palestras, proferidas por personalidades nacionais e internacionais, especialistas nos mais variados temas relativos aos Oceanos (histórico, geográfico, cultural, ambiental, científico, acadêmico, literário, musical, gastronómico, desportivo etc.). 

 

Uma audiência virtual internacional 

A ideia central do projeto é fomentar a interligação ativa entre as diversas entidades e autoridades vinculadas ao mar e à náutica e, principalmente, as universidades e centros de investigação, as autoridades locais de cada país, as organizações não-governamentais e as fundações em Portugal e nos países de Língua Portuguesa, criando assim uma audiência participativa e consciencializada acerca dos assuntos atuais relacionados aos Oceanos. 

 

As palestras LiveStream são virtuais e interativas, em conexão direta com as diversas entidades e com divulgação nas redes sociais (YouTube, Facebook, Twitter, Instagram etc.), gerando uma multiplicação de seguidores nas redes sociais entrecruzadas. 

O 1.º ciclo de palestras decorre nos dias 4, 11, 18 e 25 de Julho e dias 18 e 26 de Setembro, na sala Aula Maynense, na Academia das Ciências de Lisboa. 

 

Padrinhos portugueses e estrangeiros  

O Centro de Comunicação dos Oceanos conta como padrinhos os velejadores olímpicos portugueses João Rodrigues (veterano windsurfista madeirense que participou em sete Jogos Olímpicos) e madrinha Joana Pratas (a primeira e mais jovem velejadora portuguesa nos Jogos Olímpicos num barco à vela, participante de uma travessia do oceano Atlântico a bordo do NRP Sagres, Embaixadora do Plano Nacional de Ética no Desporto e Embaixadora das Estações Náuticas). 
 

Dentre as personalidades internacionais a apoiar o projeto destacam-se o velejador brasileiro pentacampeão olímpico Torben Grael (skipper vencedor da Volvo Ocean Race 2008-2009 a bordo do veleiro sueco Ericsson), o surfista americano de ondas gigantes Garrett McNamara e instituições como Marine MegaFauna Mozambique. 

 

Apoios institucionais e reconhecimento de mérito 

O Centro de Comunicação dos Oceanos mereceu apoios institucionais do Ministério do Mar (cuja Ministra Exma. Sr.ª Ana Paula Vitorino integra a Comissão de Honra, ao lado do diretor-geral do Instituto Hidrográfico, Contra-Almirante António Manuel de Carvalho Coelho Cândido, e do Presidente da Sociedade de Geografia, Prof. Luis Aires-Barros), do Ministério do Ambiente, da Câmara Municipal de Lisboa, do Instituto Hidrográfico, da Sociedade de Geografia de Lisboa, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, além de uma Declaração de Mérito da UNESCO-Portugal e reconhecimento da Presidência da República Portuguesa. 

Patrocínios nacionais e divulgação internacional 

Destaque para o patrocínio principal da EGF-Environment Global Facilities (empresa europeia de referência no setor ambiental e líder no tratamento e valorização de resíduos em Portugal), o co-patrocínio da EPAL e o apoio de um Media Partner Internacional, a empresa inglesa Polaris Media, na divulgação na imprensa do setor marítimo internacional. 

 

Uma Associação sem Fins Lucrativos 

O Centro de Comunicação dos Oceanos é uma Associação sem Fins Lucrativos sediada em Lisboa com o objetivo de incrementar a consciencialização global acerca do conhecimento dos Oceanos e consequentemente do problema da poluição marinha. Foi fundada em Março de 2018 pela jornalista náutica Brasileira/Portuguesa Nysse Arruda.  

 

“Tenho trabalhado como jornalista náutica há mais de 20 anos e ultimamente tem sido minha ambição criar uma plataforma como o Centro de Comunicação para os Oceanos”, disse Nysse Arruda. "Embora o objetivo seja cobrir uma ampla gama de questões relacionadas ao mar e ao meio ambiente, haverá uma forte ênfase na necessidade de conscientização da poluição marinha e do estado dos mares e oceanos." 

 

Os desafios que a humanidade enfrenta para proteger os oceanos são mais extremos do que nunca. Há uma onda de preocupação pública sendo alimentada pelo aumento da atenção da midia na conservação dos oceanos. O Centro de Comunicação dos Oceanos visa reunir especialistas em diversas áreas do saber relacionado com o mar, para compartilhar conhecimento e ampliar a compreensão daquela que é a maior área do planeta. "É somente através de uma comunicação global e colaboração eficazes que podemos verdadeiramente priorizar e identificar soluções para preservar a saúde dos nossos oceanos." 

 

“Estamos especialmente interessados em engajar a indústria marítima, as instituições universitárias, os centros de pesquisa e as fundações, bem como marinheiros, surfistas, mergulhadores, pescadores, artistas, escritores etc. sensibilizados quanto à necessidade de proteção do ambiente marinho.” 

 

“Iremos aproveitar todo o potencial desta era digital e estimular seguidores online nas comunidades de Língua Portuguesa por meio do website www.ccoceanos.pt e plataformas de mídia social.” 

 

“Haverá uma forte ênfase no engajamento dos países de Língua Portuguesa e estamos empenhados em construir uma rede nesta comunidade internacional que se estende pela Europa, África, América do Sul e Ásia com enclaves em Macau e Goa, e outras nações insulares como Cabo Verde e São Tomé e Príncipe estando assim a Língua Portuguesa presente e viva nos oceanos Atlântico Norte e Sul, Índico e Pacífico.”

Reconhecimento e Apoio Nacional  

- Presidência da República Portuguesa 

- Ministério do Mar  

- Ministério do Ambiente

Reconhecimento e Apoio Internacional  

- UNESCO-Portugal – Declaração de Mérito 

- Marine MegaFauna Mozambique 

 

Reconhecimento e Apoio Lisboa  

- Câmara Municipal de Lisboa 

- Academia das Ciências de Lisboa 

- Instituto Hidrográfico 

- Sociedade de Geografia de Lisboa

- MARE - Centro de Ciências do Mar e  do Ambiente

- IPMA - Instituto do Mar e da Atmosfera

- Casa da América Latina

- UCCLA, União das Cidades Capitais de 

Língua Portuguesa

International Media Partner  

- Polaris Media (U.K./Portugal) 

 

Media Partner Nacional  

- Green Savers 

 

Parceiro Tecnológico 

- YouAreLive 

 

Imagens e edição dos vídeos  

- Com apoio da Direção de Comunicação e Relações Institucionais do Grupo Mota-Engil  

- Onboard Reporters – Volvo Ocean Race 2017-2018

Apoios institucionais recentes

- Instituto Camões

- Centro Nacional de Cultura, CNC

- Beachcam

- CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental

Equipa organizadora 

- Nysse Arruda 

- ONG Onda Verde

 

Patrocínio e apoios  

- EGF, Environment Global Facilities 

- EPAL, Águas de Portugal  

- Câmara Municipal da Nazaré 

- Casa da América Latina

- UCCLA, União das Cidades Capitais de 

Língua Portuguesa

- Fundação Vodafone

- Grupo Siroco

- Drive Now – Parceiro de Mobilidade

- ONG Onda Verde

- Copilapa

- Palácio Belmonte

 
Biografia - Nysse Arruda  

Nysse Arruda é jornalista especializada em náutica há mais de 20 anos em Portugal, tendo sido colaboradora dos jornais Público, Diário de Notícias e Expresso e de diversas outras publicações brasileiras e portuguesas. Foi agraciada com o Prémio Femina 2016 pela Divulgação da Cultura de Matriz Portuguesa. 

Autora e CEO do primeiro website sobre desporto à vela em Português (www.nyssearrudasailing.com entre 2010 e 2013). É também autora de diversos livros sobre o desporto à vela publicados no Brasil e em Portugal: Whitbread Race 1989-90; Mar à vista, A Portugal Telecom e a Vela; ISAF Sailing World Championships Cascais 2007; America's Cup World Series-Cascais, 2010 e Volvo Ocean Race 2011-2012, além de uma obra dedicada à capital portuguesa – A Beleza de Lisboa-Eléctrico 28, uma viagem na História, publicada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda em 2010.  

Foi repórter especial na Expedição Antárctica de 1986, a bordo do navio polar Barão de Teffé, da Marinha Brasileira, e na Regatta Columbus 1992, a bordo do Tall Ship polaco Dar Mlodziezy. 

Artigos

Oradores

Jéssica Link

Bióloga, instrutora de mergulho e pesquisadora na área de conservação marinha, mais especificamente com os impactos do lixo da pesca, a Dra. Jessica Link foi oradora numa das palestra no Ocean Summit da Volvo Ocean Race em Itajaí, Santa Catarina, uma iniciativa no âmbito do Programa de Sustentabilidade lançado pelos organizadores desta regata de circum-navegação para tripulações profissionais. 

 

O tema que abordará na 1.ª palestra do CCOceanos a 4 de Julho na Aula Maynense na Academia das Ciências de Lisboa - “Mergulhando na Problemática da Pesca Fantasma" – detalha como nas operações de pesca, independentemente da categoria, é comum o abandono, perda ou descarte de petrechos e equipamentos.  

O lixo da pesca é conhecido como petrechos de pesca abandonados, perdidos e/ou descartados (PP-APD) ou petrechos fantasmas.  Os petrechos fantasmas possuem muitos impactos negativos e o mais agravante é “pesca fantasma”, caracterizada pela habilidade do petrecho continuar pescando depois que se perde o controle sobre o mesmo. Na palestra, a Dra. Jessica irá  abordar a problemática, os impactos diretos e indiretos, as atividades de clean up dive, a situação atual na costa brasileira e os desafios que esta situação posa para a saúde da fauna marinha e dos oceanos. 

 
 

Ficha Técnica

Comissão de Honra

Exmo. Sr.º Ministro do Mar

Dr. Ricardo Serrão Santos

 

Exmo. Sr. Diretor-geral do Instituto Hidrográfico

Contra-Almirante António Manuel de Carvalho Coelho Cândido

 

Exma. Sr.ª Presidente do Conselho de Administração – EGF Environmental Global Facilities

Dr.ª Gabriela Ventura

 

Exmo. Sr. Presidente da Academia das Ciências de Lisboa

Prof. Dr. Artur Anselmo de Oliveira Soares

 

Exma. Sr.ª Secretária Geral da Academia das Ciências de Lisboa Dr.ª Maria Salomé Pais

 

Exmo. Sr. Presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa

Prof. Luis Aires-Barros

 

Exma. Sr.ª Secretária Geral da Casa da América Latina

Dr.ª Manuela Júdice

 

Exmo. Sr.  Secretário Geral da UCCLA

(União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa)

Dr. Vitor Ramalho

 

1.º Embaixador da Missão do Brasil junto à CPLP

Mr. Lauro Moreira

Padrinhos 

 

João Rodrigues (PT) 

- Windsurfista madeirense, Velejador Olímpico (7 JO). 

- Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos. 

 

Torben Grael (BR) 

- Tricampeão olímpico brasileiro, classe Star. 

- Vencedor da Volvo Ocean Race 2008-2009, skipper veleiro sueco Ericsson 4.  

- Skipper do Brasil 1 na Volvo Ocean Race 2005-2006. 

- Tático Luna Rossa, vitorioso na Louis Vuitton Cup 2000.  

 

Garrett McNamara (EUA) 

- Surfista americano de grandes ondas, recordista mundial da maior onda surfada (2011-Nazaré, Portugal) 

- Vencedor do Campeonato do Mundo de Tow Surf - Jaws 2002 

- Convidado especial no Mundial de Stand Up Paddle Surfing 

- Surf num tsunami formado pela quebra de icebergues no centro-sul do Alasca, 2007 

Embaixador Lauro Moreira

- 1.º Embaixador da Missão do Brasil junto à CPLP.

- Diplomata de carreira desde  1965.

- Integrou o Grupo de Coordenação com os Países Socialistas da Europa de Leste (COLESTE).

- Diplomata em Buenos Aires, Genebra, Washington, Barcelona e Marrocos.

-  Chefe da Divisão de Difusão Cultural do Departamento Cultural do Itamaraty.

- Presidente da Comissão Nacional para as Comemorações do V Centenário do Descobrimento do Brasil e Presidente da Comissão Executiva Bilateral Brasil/Portugal para as Comemorações do Descobrimento do Brasil.

- Director da Agência Brasileira de Cooperação.

- Desde 2006, é o Representante Permanente do Brasil junto da CPLP. 

foto palestrante

Videoteca

Confira essa e todas as outras palestras aqui!
1U9A5808.JPG
 
 

Contacto

Curadora Nysse Arruda

Tel: +351 963 961 066

  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Patrocínio e Apoios:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now